Não gosto muito de frutas cristalizadas, excepção feita a laranja. Casca de laranja cristalizada era a única fruta, da parte de cima do Bolo Rei que eu comia. Escolhia sempre a fatia com a laranja e azar dos azares, durante anos saiu-me a fava, não sei se há relação. Quando eu era mais nova a pastelaria onde a minha mãe comprava o Bolo Rei, punha sempre a fava debaixo da laranja.
Tenho feito sumo de laranja natural das laranjas do quintal do meu sogro. São um bocado amargas, mas para sumo não há problema. Para aproveitar a casca resolvi experimentar cristalizar. Andei à procura do metodo de o fazer e resolvi seguir esta receita do blog Pão, Bolos & Cia. fazendo uma alteração. Em vez de demolhar durante no mínimo 8h, segui esta indicação de escaldar a casca por 3 vezes. Ficaram muito bem. Tão bem que já se comeram quase todas. Tenho de fazer mais.
Ingredientes:
Cascas de laranjaAçúcar
Utilizei as laranjas depois de lhes retirar o sumo e cortei as cascas em triangulos. Pesei as cascas.
Coloquei num tacho e cobri de água. Deixei levantar fervura e assim que ferveu deitei fora a água e repeti a operação por mais 2 vezes. Escorri as cascas.
Numa panela coloquei as cascas como o açucar. Deve-se usar a proporção 1 - 1.75. Para obter a quantidade de açúcar necessária basta multiplicar o peso das laranjas por 1.75.
Numa panela coloquei as cascas como o açucar. Deve-se usar a proporção 1 - 1.75. Para obter a quantidade de açúcar necessária basta multiplicar o peso das laranjas por 1.75.
Deixei derreter o açúcar, em lume médio mexendo de vez em quando cuidadosamente com a colher de pau, sem partir as cascas, apenas para as soltar. Quando chegou ao ponto estrada mexi mais vigorosamente. O açucar começou a ficar agarrado ás laranjas e esbranquiçado. Retirei do lume e continuei a mexer para as cascas não se colarem. Coloquei sobre papel de cozinha e com cuidado para não me queimar separei as cascas.
Não foi tão dificil como eu pensava e gostei bem do produto final.
O açucar que ficou na panela é para reaproveitar, quer para um bolo ou para fazer mais laranjas açucaradas.
Estás tão aproveitadinha :) Dá gosto ver :)
ResponderEliminarDesde os primeiros bolos-rei que fiz que ando com ideias de cristalizar cascas e frutas. Aguçaste-me a vontade...
Pois é Rute, no aproveitar é que está o ganho.
ResponderEliminarA vida está cara por isso há que inventar.
Faz esta receita que não te arrependes. Não sei é como a adaptarás de modo a ser mais saudavel, já que açucar tem muito. Fico curiosa.
Bjnhs
Isso é que é reciclar e adoçar.
ResponderEliminarUma delicia.
bjsss
Muito boa ideia! Por acaso não ligo muito a frutas cristalizadas, mas fica bonito até para decorar bolos ou biscoitos ;)
ResponderEliminarBjs,
M.
Eu gosto muito de frutas cristalizadas, mas a casca da laranja e vermelha (nao sei o que será) são realmente as minhas preferidas. Que bela ideia tu tiveste, vou fazer também
ResponderEliminarBela partilha
Bjs
Abelhinha, desde que saiba bem há que aproveitar.
ResponderEliminarM., o blog de onde tirei a receita apresenta tambem estas cascas envolvidas em chocolate negro. Acho que deve ficar muito bem.
Teresa, As frutas cristalizadas de compra, maioria das vezes levam corantes e esse vermelho possivelmente é cidrão com corante. Estas cascas tambem vão muito bem a acompanhar um cafézinho. Experimenta.