Esta é a minha versão do famoso biscotti italiano da região da Toscania. Popularizaram-se quando um padeiro daquela região italiana os começou a servir com vinho, já no tempo de Cristovão Colombo. Como se trata de um bolo de longa duração foi, ao que parece, já utilizado pelas legiões romanas, pelo que a sua origem se perde nos tempos.
Óptimo para acompanhar um chá ou "capuccino".
A receita veio daqui. Como o meu filho não gosta de frutos secos em pedaços, piquei as amêndoas. Fica com o sabor na mesma e crocante q.b.
Ingredientes:
2 chavenas de farinha
1 chavena de açucar
1/4 chavena de margarina derretida
1/2 c. sopa fermento em pó1/2 casca de limão ralada
50 g de amêndoas sem casca, picada
2 ovos
Misturar todos os ingredientes até que a massa fique homogênea. Divida-a em duas partes e forme cilindros.
Colocar na folha de silicone, separados e achatando-os ligeiramente. Vai ao forno por 20 minutos em temperatura média (+- 200C). Retire do forno, deixar arrefecer por 10 minutos e cortar em fatias de 1 cm de largura. Cortei com a faca electrica para deixar fatias o mais direitas possivel, já que esfarela um pouco se não se cortar com cuidado. Colocar de novo no tabuleiro as fatias deitadas lado a lado e levar ao forno por mais 20 minutos a +-180C.
Desconhecia a tradução de biscotti: cooked twice :) Que interessante! A historia das confecções tradicionais são girissimas não são? Já somos duas a gostar destas coisas :)
ResponderEliminarO biscoitti que nos trouxeste parece wonderful!!
Por falar em "cooked twice", uma das formas como gosto mais de bolo rei é torrado. Já provaste? Fica tipo biscoito :) Então com manteiguinha a derreter... ui ui