Ora aqui está um petisco de que sempre gostei. Faz-me lembrar a minha infancia. Acho que era a unica maneira de comer ervilhas. Lembro-me de estar no pátio a descascar ervilhas com a minha mãe. Quando passamos a ter arca congeladora, a minha mãe comprava varios quilos de ervilhas na época e congelava. Hoje raramente como ervilhas frescas, mais por preguiça de as comprar e congelar. A qualidade dos congelados de compra melhorou e já não compensa.
Numa tarde em que não sabia o que fazer para jantar, daqueles dias em que não há ideias, mesmo, abri o congelador e ...ervilhas, salsichas frescas, chouriço, tomate...... ! Não é tarde nem é cedo, é já isto!
Ingredientes:
500 grs de ervilhas
2 ovos
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 tomates chucha
1 folha de louro
4 salsichas frescas
1/2 chouriço caseiro
azeite, sal, piripiri q.b.
Picar grosseiramente a cebola, o tomate e os dentes de alho e colocar ao lume no tacho com um gole de azeite. Juntar o chouriço e as salsichas cortados às rodelas. Temperar com sal (pouco), piripiri e a folha de louro. Deixar "suar" e juntar um copo de água e as ervilhas. Deixar cozinhar cerca de 10 minutos e deitar os ovos com cuidado para não abrir as gemas. Deixar ferver por mais 5 minutos (se não gostarem dos ovos moles por dentro, 10 minutos), e está pronto a comer.
Acompanhar (ou não) com arroz branco.
Não há nada mais facil, rápido e saboroso.
Que prato tão saboroso, Ana, adorei!
ResponderEliminarTambém tenho saudades de muitas lembranças dessas da minha infância...
Bjs,
M.