FAÇO BOLOS E BOLACHAS

FAÇO BOLOS E BOLACHAS
Se mora na área de Leiria, Batalha, Marinha Grande e precisa de bolos, bolachas, salgados ou de organizar uma festa, contacte-me para
ninitasilva@gmail.com.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Profiteroles

Mais uma receita "roubada" do blog "As Minha Receitas". Vou fazer, no aniversário do meu marido um bolo com cobertura de profiteroles que vi no "As Minhas Receitas". Há uns anos tentei fazer profiteroles, e não sairam muito bem. Resolvi tentar de novo, e desta vez sairam muito bem. Estes não os recheei, mas cá em casa há alguém que não lhes resiste e comeram-se todos mesmo assim. Fiz só metade desta receita e rendeu 18 profiteroles grandes.

 

Ingredientes:
5dl de água
150g de margarina
1 casca de limão
1 pitada de sal
240g de farinha
6 ovos

Levar ao lume a água com a margarina, a casca de limão e o sal até ferver. Adicione a farinha de uma só vez, retire do lume e bata bem. Levar novamente a lume brando para secar a massa, mexendo sempre até formar uma bola que se separe das paredes do tacho. Retire do calor e deixe arrefecer um pouco. Junte os ovos, um de cada vez, batendo bem, só adicionando o seguinte após total absorção do anterior, usando de preferência uma batedeira para ficar melhor incorporado.
Continue a bater até obter uma massa brilhante. Sobre um tabuleiro untado ou tapete de silicone disponha a massa em montinhos, usando uma colher de chá. Eu usei colheres de sobremesa e ficaram grandes. Leve a cozer em forno quente 10 minutos e depois reduza o calor para médio e deixe cozer por mais 20 a 30 minutos. A massa estará cozida quando deixando cair um bolinho este faça um som seco.
Derreter 2 barras de chocolate de culinária com 2 colheres de sopa de leite e mexer bem até obter um creme liso e brilhante. Deitar um pouco sobre os profiteroles e deixar arrefecer.
 
Podem ser recheados com gelado, natas batidas com açucar, creme de ovos ou creme de pasteleiro. 

7 comentários:

  1. Nunca fiz profiteroles por achar que seria difícil, mas afinal não é complicado. Mais uma para alista de receitas a experimentar.
    Obrigado pela visita. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Ana,
    Ficaram perfeitinhos. No fim de semana passado também fiz para o aniversário do meu marido, ele adora recheados com creme de pasteleiro, e acabou por ser o bolo de aniversário mais original que alguma vez fiz, vai espreitar aqui para veres como ficou: http://www.flickr.com/photos/tertulia-de-sabores/4417421709/
    Beijinhos
    Moira

    ResponderEliminar
  3. Tentei fazer uma vez massa de choux mas a coisa saiu-me muito mal e não voltei a fazer. Tenho que lhes dar nova oportunidade :)

    ResponderEliminar
  4. Tenho de fazer brevemente...
    Adoro...
    http://as-receitas-da-sonia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana...obrigado pela visita, e vou ficar por aqui pois adorei este cantinho. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. dão um pouco de trabalho mas são uma delicia!!!

    ResponderEliminar

A minha vida ficou mais colorida com a sua visita, espero que a sua também.
Obrigada pelo seu comentário