FAÇO BOLOS E BOLACHAS

FAÇO BOLOS E BOLACHAS
Se mora na área de Leiria, Batalha, Marinha Grande e precisa de bolos, bolachas, salgados ou de organizar uma festa, contacte-me para
ninitasilva@gmail.com.

terça-feira, 9 de março de 2010

Bolo de aniversário

A minha mãe fez anos esta semana. Não se pode dizer quantos, segundo ela. Uma maneira de a "mimar" foi fazer-lhe um bolo de aniversário e cantar os "Parabéns a Voçê". Não queria um bolo muito grande já que eramos só 5 pessoas. Para um primeiro bolo decorado, acho que me saí muito bem.
Por influencia do blog "As minhas Receitas" fiz a minha versão deste bolo folhado. Usei a receita de bolo de camadas, que vem publicada no Livro de Bolos e Bolinhos da Vaqueiro.

Ingredientes:
Uma placa de massa folhada fresca - Usei da marca Continente uma placa redonda que cortei com mais um centimetro do que a forma que usei para o bolo
4 ovos
4 colheres de sopa de água quente
1 pitada de sal
125 grs de açucar
125 grs de farinha
1 colher de café de fermento em pó
50 grs de margarina derretida

Cortar a massa folhada, picar com um garfo e levar ao forno por cerca de 20 minutos. Reservar.
Bater as claras em castelo bem firme e reservar. Bater as gemas, o sal, o açucar e a água até obter um creme esbranquiçado e fofo. Juntar a margarina continuando a bater. Juntar aos poucos a farinha com o fermento, alternando com as claras, mexendo suavemente. Deitar numa forma de silicone redonda sem buraco e levar ao forno 20 a 25 minutos. Se a forma não for de silicone, untar e forrar com papel vegetal.

Creme:
200 ml de natas
2 colheres de sopa de açucar de pasteleiro
Amêndoas laminadas torradas q.b.

Bater as natas com o açucar até ficar bem firme.

Montagem do bolo:
Cortar o bolo ao meio formando duas camadas. O metodo que eu uso é, o que acho mais fácil, para que fique bem cortado. Uso um fio de nylon que se vai passando pelo bolo até o atravessar. Colocar uma parte do bolo no prato de servir, barrá-lo com natas, colocar a placa de massa folhada, voltar a barrar com natas e polvilhar com um pouco de amêndoas. Colocar a outra parte do bolo e cobrir com natas. Para cobrir a parte laterar do bolo acho prático, para não sujar o prato de servir, colocar tiras de papel de aluminio entre o bolo e o prato. Depois de totalmente coberto, decorar a gosto com as restantes natas,  no saco de pasteleiro, polvilhar com amêndoas e decorar com flores de açucar.

5 comentários:

  1. Que lindo e apetitoso ficou, gostei imenso do facto de colocares a massa folhada como recheio!
    Aqui existe uma pastelaria que comercializa um bolo, chamado de Bolo Russo, que consiste em uma camada de massa folhada intercalada com uma camada de pão de ló e novamente uma placa de massa folhada, tudo isto unido com doce de ovos ou com chantilly com frutas, é ao gosto do cliente, fica delicioso. O teu é basicamente a mesma coisa mas invertida!

    Adorei!

    Parabéns à Mãe!

    ResponderEliminar
  2. Tá tão bonito! Tão singelo e encantador.
    Parabéns à tua mãe. Muitos parabéns.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito bem sim senhora. Gosto muito de bolos folhados :)

    ResponderEliminar
  4. Luisa, tambem já comprei um bolo semelhante ao que descreves numa pastelaria de Leiria. Este que eu fiz, foi assim porque tinha só uma placa de massa folhada, mas tambem se pode fazer com duas placas.
    Rute, obrigada. As coisas simples são as melhores, geralmente.
    Ameixinha, se gostas de bolos com massa folhada, olha que este não é muito dificil de fazer.

    Obrigada a todas pelos parabéns. A minha mãe agradece.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Lindo e delicioso de certeza...
    http://as-receitas-da-sonia.blogspot.com/

    ResponderEliminar

A minha vida ficou mais colorida com a sua visita, espero que a sua também.
Obrigada pelo seu comentário