Resolvi tentar fazer a torta de chocolate que a Moira do Tertúlia dos Sabores tem publicada aqui. O aspecto das fotos apresentadas no blogue dela eram tão apeteciveis que fui para a cozinha tentar fazer a receita. O problema é que nunca fui muito boa a fazer tortas, ficam mesmo "tortas".
Resolvi seguir a sugestão fazendo o recheio com laranja em vez de limão como é sugerido na original. Não fiz tudo como a receita original e ainda por cima esqueci-me de juntar a água. Coisas de cozinheira amadora.
Resolvi seguir a sugestão fazendo o recheio com laranja em vez de limão como é sugerido na original. Não fiz tudo como a receita original e ainda por cima esqueci-me de juntar a água. Coisas de cozinheira amadora.
Não ficou uma torta super bonita mas o que é certo é que desapareceu toda à sobremesa de um jantar de arroz de polvo.
Ingredientes:
Para o creme: 2 dl de sumo de laranja
250 g de açúcar fino
2 Ovos grandes
150 g de margarina
Para a torta:
Margarina para untar o tabuleiro
4 Ovos
100 g de açúcar
2 colheres de sopa de água
50 g de farinha
30 g de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento em pó
Para a cobertura:
Cobertura pronta da Vahiné
Preparação:
Comece por preparar o creme: Esprema laranjas até obter 2dl de sumo. Junte o sumo om o açúcar e misture bem. Adicione os ovos um a um, mexendo sempre com a vara de arames.
Leve ao microondas cerca de 8 vezes por 1 minuto na potência máxima, mexendo de minuto a minuto com a vara. Se achar que ao fim de 6 minutos o creme já está com uma boa consistência, dê por terminada a tarefa.
Sem parar de mexer com a vara de arames, adicione a pouco e pouco a Vaqueiro, bem fria e cortada em pedaços pequenos.
Depois de arrefecer completamente, dê mais um mexidela no creme e reserve. Conserve no frigorífico.
Ligue o forno e regule-o para os 180 °C.
Pincele o tabuleiro do forno com margarina, forre-o com papel vegetal (eu forrei com papel aluminio e só barrei o papel) e volte a pincelar com margarina. Parta os ovos para uma tigela e bata-os com a batedeira à medida que vai adicionando o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado.
Sem parar de bater, adicione a água a ferver. Junte a farinha misturada com o chocolate e o fermento em pó e envolva delicadamente no creme.
Deite o preparado no tabuleiro, alise a superfície e leve ao forno durante 10 a 15 minutos.
Desenforme o bolo sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar, retire a folha de papel que usou para forrar o tabuleiro e cubra com o mesmo tabuleiro até a massa estar completamente fria.
Barre a superfície da torta com o doce de laranja, enrole com a ajuda do pano e coloque sobre uma torteira.
Decorei com o creme de chocolate e polvilhei com granulado de chocolate vulgarmente conhecido cá em casa por formigas de chocolate.
Olá linda! Que torta maravilhosa, até fiquei com água na boca!!!
ResponderEliminarOlha, coloquei um post sobre a polenta ;)
Bjs,
M.
A torta no carreiro vai em sentido contrário :) Devia estar aqui na minha frente para poder tirar uma fatia!
ResponderEliminarAmeixinha, já não há volta a dar, comeram-na toda ontem à noite. Feia e tudo, mas comeu-se. Nem tempo tive de tirar foto no prato :)
ResponderEliminarJnh
ficou com muito bom apecto!!!
ResponderEliminarsmsn.artes
Quem feio ama, bonito lhe parece.
ResponderEliminarMas olha que pela foto não me parece que tenha ficado assim tão feia, e por razões óbvias tenho a certeza que ficou saborosa hehehe fico muito feliz que tenham gostado.
Adorei o pormenor do carreirinho de formiguinhas de chocolate :)
Beijinhos
Moira