Desde há uns tempos para cá, comecei a interessar-me por comida "alternativa". Soja, sementes, legumes e frutas diferentes. Desde que comecei a seguir o blog Publicar para Partilhar, da Rute.
Após algumas pesquisas comecei a fazer leite de soja em casa e tem saido sempre bem. É fácil e simples. No entanto o residuo que sobra do leite, a okara, não sabia o que lhe fazer. Tenho posto na massa de pão, já juntei em sopa, mas sempre em pequena quantidade para que o resto da família coma sem contestação. Desta vez, resolvi fazer uma torta (chamemos-lhe assim). A opinião não foi unanime, mas eu gostei.
250 gr de okara
150 gr de amendoa triturada
100 gr de açucar
2 gemas
uma placa de massa tenra
Bater as gemas com o açucar e a okara até obter um creme homogéneo. Levar ao lume por cerca de 10 minutos mexendo sempre. Juntar a amendoa e deixar arrefecer. Deitar o preparado já quase frio sobre a placa de massa tenra e enrolar como uma torta. polvilhar com um pouco de açucar com canela e levar ao forno cerca de 20m. Eu tinha o forno um pouco forte demais e ficou tostada por cima. O forno deve estar a cerca de 180º +-.
Pessoalmente gostei do resultado, tipo pastel de feijão. Aqui ficam as fotos.
Olá Ana Maria, prazer em conhecer-te.
ResponderEliminarEsta torta de okara deve ser espetacular. Tenho de experimentar confeccioná-la. Eu também adoro inventar :))