Este ano dediquei-me a fazer licores. Deu-me para isto ! Quando a familia me via a apanhar fruta no final do verão já perguntava o que ia sair dali.
Hoje estive a engarrafar a minha "Uvinha". E perguntam vocês, "-O que é Uvinha?" Eu explico: é a minha versão de Ginjinha, mas obviamente feita com uvas. Uvas de cultura biológica, ou seja uvas do meu quintal, criadas sem qualquer tratamento quimico.
São uvas de mesa mas este ano estavam pouco doces e pequenas, não muito atractivas para comer frescas.
Além de doce (que já desapareceu) utilizei-as em licor. A receita é a da Ginjinha que encontrei no livro Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa.
1 kg de uvas
1 lt de aguardente vínica de boa qualidade
1/2 kg de açucar louro
Juntar todos os ingredientes num recipiente de vidro (de preferência) ou plástico. Agitar todos os dias (pelo menos 15) até à completa dissolução do açucar. Deixar macerar.
Quanto mais tempo ficar em repouso mais doce e licorosa fica.
Esta já tem 3 meses no garrafão mas já se bebe muito bem. Passei-a agora para garrafa para oferecer no Natal.
Que boa ideia! Isto para mim é bestial pois tenho umas vinhas na aldeia. Será que dá para fazer com passas? Desidratei todas as minhas uvas de setembro.
ResponderEliminarEu nunca sei o que fazer a tantas uvas e pessegos.
ResponderEliminarCom passas nunca fiz mas "googlei" e encontrei esta receita
http://fuleiragem.typepad.com/feito_em_casa/2007/02/licor_de_passas.html
Se experimentares diz como ficou, ok?
Que grande descoberta Ana Maria!
ResponderEliminarGooglei à procura de acido tartarico e segundo "dizem" vende-se na farmácia. Vou saber aqui perto de mim. Fiquei curiosa de experimentar o licor de passas. Depois publico o resultado e aviso-te da publicação.
Mil obrigados! Foste uma querida.
Beijoka.