Nos blogues que leio corre uma vaga de Bolo Rei, com varias versões da receita da Revista Lusitana e da sua Farinha de Pão de Brioche Branca de Neve. Resolvi experimentar também e após fazer alguns ajustamentos o meu Bolo Rainha ficou um mimo. Levei-o para um jantar de amigos e pareceu-me que todos gostaram.
Vi há dias um programa na RTP em que se falava de Bolo Rei de chocolate e achei muito interessante. Segui a receita do blog da Abelhinha e alterei-a mais um pouco, juntei-lhe pepitas de chocolate. Nasceu um bolo a que chamei "Bolo Rainha Africana", pela cor.
1 embalagem de Farinha para Pão Brioche
100 ml de água
250 g de Mistura de frutos secos ( noz, amêndoa, pinhões e pepitas de chocolate )
2 colheres de sopa de Vinho do Porto
raspa de 1/2 Laranja
1 ovo batido para pincelar
100 g da Mistura para decorar
açúcar em pó para polvilhar
Preparação
Colocar a água tépida na máquina do pão e juntar o conteúdo da embalagem. Fazer o programa amassar. Quando terminar adicionar a mistura, o Vinho do Porto e a raspa de laranja e voltar a fazer o programa amassar.
Quando terminar retirar a massa da cuba para um tapete de silicone enfarinhar as mãos e moldar uma coroa.
Tapar com um pano e deixe levedar em lugar quente. Depois do bolo levedado, pincelar com o ovo batido e decorar com a restante mistura.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 30 minutos.
Decorar com "glaçage" de chocolate (eu comprei feita da marca Vahiné que é muito boa, mas pode ser chocolate derretido) e polvilhar com açúcar em pó.
Houve algumas coisas que na próxima vez que fizer vou alterar. As pepitas de chocolate vou juntar só no momento de formar a coroa. Como o programa amassar da MFP usa calor o chocolate derreteu ficando misturado na massa. Apesar de ser agradavel preferia que ficasse a massa branca com apontamentos de chocolate e não totalmente castanho.
Na descrição que a Abelhinha fez mencionava que "os gulosos" lá de casa acharam pouco doce. Por isso acrescentei 2 colheres de sopa de açucar. Para mim ficou muito doce mas o meu marido achou que ainda podia ser mais doce :). Deixei ficar no forno mais 5 minutos porque me pareceu que não estava cozido mas não era necessário já que por baixo ficou "tostadito".
Resumindo, uma receita a repetir, sem duvida.
5 estrelas para o bolo rainha africana!
ResponderEliminarTu tens cá umas ideias mais engraçadas :)
Passei por cá para desejar uma excelente passagem de ano. Entra com o pé direito no ano novo. Próspero 2010.
Beijinhos.
Conforme já viste, inspirei-me na tua rainha africana para confeccionar um bolo rei baltasar :)
ResponderEliminarAinda bem que gostaste da minha versão. A tua com chocolate ainda deve ser mais gulosa!!