O tempo passa por nós e quase nem damos conta. Fez ontem 26 anos que nasceu o meu filho. Ainda me lembro dos pormenores do nascimento, das peripécias daquele dia. Felizmente não recordo a dor, disso não tenho memória.
Convidamos os familiares mais chegados para jantar em casa. Uma coisa simples, já que era um dia de semana, mas o bolo de aniversário não podia faltar. Este foi inspirado por duas receitas do blog Tertulia de Sabores, esta e esta.
Ingredientes:
1 placa de massa folhada
1 embalagem de Ganache da Vahiné
Bolo:
6 ovos
200 g de açúcar
100 g de farinha de trigo
80 g de maizena
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de água quente
Creme de pasteleiro:
250 ml de leite
250 ml de água
1 colher de sopa de manteiga
150 grs de açúcar
75 grs de farinha s/fermento
2 gemas
2 ovos
casca de limão (ou baunilha q.b.)
Cortar uma rodela de massa folhada com mais um centimetro do que a forma onde se vai fazer o bolo. Picar com um garfo e levar ao forno cerca de 15 minutos ou até a massa ficar lourinha. Reservar.
Separar as gemas e batê-las com o açúcar até obter um creme amarelo pálido. Adicionar a água quente e as farinhas com o fermento. Bater as claras em castelo e juntar ao preparado anterior.
Vai ao forno quente a 180º, em forma untada e enfarinhada (eu uso de silicone que não precisa de ser untada) durante cerca de 20 minutos ou até espetar o palito e o mesmo sair seco. Desenformar o bolo morno e deixar arrefecer. Cortar ao meio para rechear.
Preparar o creme de pasteleiro.
Juntar muito bem a seco açúcar e farinha juntar os ovos e as gemas mexer bem.
Levar o leite e água ao lume com a noz de manteiga e aroma deixar ferver. Juntar á mistura seca mexendo sempre, leve ao lume para engrossar, sempre a mexer. Quando começar a borbulhar (ferver) retire do lume, bata bem e coloque num recipiente para arrefecer.
Levar o leite e água ao lume com a noz de manteiga e aroma deixar ferver. Juntar á mistura seca mexendo sempre, leve ao lume para engrossar, sempre a mexer. Quando começar a borbulhar (ferver) retire do lume, bata bem e coloque num recipiente para arrefecer.
Montagem do bolo
Colocar metade do bolo no prato de serviço e barrar com creme de pasteleiro. Colocar a placa de massa folhada e barrar com creme de pasteleiro. Colocar a outra metade do bolo. Barrar a parte lateral com creme de pasteleiro. Um truque para não sujar o prato do bolo é colocar tiras de papel de aluminio por baixo do bolo que se retiram no final.
Derreter o creme Glaçage da Vahiné (de que já falei aqui) e deitar sobre a superficie do bolo deixando correr um pouco para fora, na borda do bolo. Decorei com M&M azuis e Buracos de Filipinos brancos.
Pois é o tempo passa muito de pressa, muitos parabéns para o teu filho e este bolo parece delicioso
ResponderEliminarbeijinhos
Muito bonito que ficou esse bolinho.
ResponderEliminarDevem ter adorado.
Beijinhos***
Muitos parabéns por este dia!
ResponderEliminarO bolo ficou lindo.
Esse bolo intervalado de massa folhada nunca experimentei confeccionar mas acho o máximo!
ResponderEliminarParece-me é que os links da tertulia estão iguais (esta e esta - estão iguais). Sei porque fui lá bisbilhotar.
Lindissima decoração. Parabéns pelos memoráveis 26 anos.
Beijinhos.
Obrigada a todas pelos comentários.
ResponderEliminarRute, obrigada pela chamada de atenção.Os links já estão rectificados.
Beijinhos
Que bom aspecto, mas eu sou tão má cozinheira...
ResponderEliminarBj
Parabéns pelo bolo e parabéns ao filhão!!!
ResponderEliminarBjs
Parabéns!!!!
ResponderEliminar(e uma fiazinha de bolo, ainda há?)
Que bolo maravilhoso!!!
ResponderEliminarMuitos parabéns para ti e para o teu filho!
Bjs,
Madalena