FAÇO BOLOS E BOLACHAS

FAÇO BOLOS E BOLACHAS
Se mora na área de Leiria, Batalha, Marinha Grande e precisa de bolos, bolachas, salgados ou de organizar uma festa, contacte-me para
ninitasilva@gmail.com.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Rissois e neve

No anterior fim de semana resolvemos, de repente, "vamos à Serra ver como está a neve". Para não perdermos tempo em restaurantes, decidimos fazer um pic-nic na neve. Um frio de rachar com um sol lindo mas lá fizemos o almocinho. Isto foi pensado na quinta-feira e decidido na sexta à noite. Mas como eu sou uma rapariga muito precavida, passei a tarde de sexta a fazer rissois, pelo sim pelo não.

 Não sou grande especialista em rissois e afins. Nunca ficam bonitos e sujo a cozinha toda. Mas ficaram saborosos. Os da direita são de carne e os da esquerda de queijo e fiambre.

1 chávena (250ml) de água
1 chávena de leite
1 colher de sopa de manteiga
2 chávenas de farinha
sal q.b.
Levar ao lume o leite, a agua, a manteiga e o sal. Quando ferver retirar do lume deitar a farinha duma só vez e mexer bem. Levar novamente ao lume, se necessário, sem parar de mexer até que forme uma bola e descole do fundo. Deitar na banca polvilhada de farinha e amassar até que fique bem ligada e brilhante. Deixar arrefecer e reservar. Estender com o rolo. Cortar com um cortador com o formato desejado rechear e fechar.

Recheio de carne:
Picar uma cebola e dois dentes de alho finamente e refogar ligeiramente. Juntar carne picada, temperar de sal e piripiri e deixar cozinhar. Quando a carne estiver cozinhada, juntar um pacote de molho bechamel deixar ferver mais um pouco. Deixar arrefecer um pouco e rechear os discos de massa.
Recheio de queijo e fiambre:
Misturar numa taça meio pacote de molho bechamel, fiambre fatiado cortado em bocadinhos, queijo ralado (usei a mistura 3 queijos do Continente). Rechear os rectangulos de massa e fechá-los.
 
Passar por ovo e pão ralado. Fritar.

3 comentários:

  1. Parece ter ficado uma delica. Bieijinhs

    ResponderEliminar
  2. Adoro neve, que linda que estava :)
    Rissóis prefiro os de peixe ou camarão!

    ResponderEliminar
  3. Faço uma receita muito parecida com a tua, há muitos anos, fica delicioso. Por coincidência, também ontem publiquei a minha!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

A minha vida ficou mais colorida com a sua visita, espero que a sua também.
Obrigada pelo seu comentário