FAÇO BOLOS E BOLACHAS

FAÇO BOLOS E BOLACHAS
Se mora na área de Leiria, Batalha, Marinha Grande e precisa de bolos, bolachas, salgados ou de organizar uma festa, contacte-me para
ninitasilva@gmail.com.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Açorda de Camarão

Esta não fui eu que fiz, foi o meu cunhado. Mas como apreendi com ele a receita e já tenho tambem feito cá em casa resolvi colocar no blog. A receita que vou dar é a minha que fica tal e qual esta da foto.


 Ingredientes: (4 pessoas)
500 grs de camarão
4 dentes de alho
azeite q.b.
água de cozer o camarão
400 grs de pão de véspera
1 molho de coentros frescos
sal e piripiri q.b.
2 ovos

Cozem-se os camarões em água com sal e descascam-se. As cabeças esmagam-se e fervem um pouco mais numa porção de água da cozedura. Coar a água e reservar.
Leva-se ao lume o azeite e os dentes de alho picados. Quando começar a fervilhar junta-se parte dos coentros picados e um pouco da água que cozeu os camarões, deixando ferver um pouco.
Numa tigela põe-se o pão partido em bocados pequenos e deita-se a água da cozedura, ainda quente.
Deixa-se o pão absorver a água e junta-se ao refogado. Mistura-se bem e deixar ferver mexendo de vez em quando. Rectifica-se os temperos e junta-se o camarão. Quando estiver pronta desliga-se o lume e juntam-se os ovos batidos envolvendo rapidamente para que eles cozam. Polvilhar com os restantes coentros picados e servir bem quente. Geralmente sirvo no próprio tacho para manter quente.

Nota: Tambem se pode fazer com camarão já cozido, de preferência grande, daquele que se compra na peixaria dos hipermercados, e resulta muito bem. Neste caso aproveitam-se as cabeças, junta-se água e deixa-se ferver por cerca de 15 a 20 minutos, esmagando-as de modo a obter o caldo onde vai demolhar o pão.


5 comentários:

  1. O meu prato preferido é acorda de marisco.
    Ummm tão boa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Também é o prato preferido do meu marido, Teresa. E esta é tão facil de fazer. Se não quiseres ter o trabalho de cozer o camarão tenta com o camarão cozido do Pingo Doce ou do Modelo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Deve ser deliciosa, adoro!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro marisco mas nunca comi em açorda, deve ficar bem bom :)

    ResponderEliminar
  5. Ameixinha, o bom de açorda é que se pode usar menos marisco e mais pão. Nesta receita usamos só camarão grande, mas pode-se misturar vários tamanhos de camarão reduzindo o custo da receita.

    ResponderEliminar

A minha vida ficou mais colorida com a sua visita, espero que a sua também.
Obrigada pelo seu comentário