FAÇO BOLOS E BOLACHAS

FAÇO BOLOS E BOLACHAS
Se mora na área de Leiria, Batalha, Marinha Grande e precisa de bolos, bolachas, salgados ou de organizar uma festa, contacte-me para
ninitasilva@gmail.com.

sábado, 20 de novembro de 2010

A Moira vem jantar ??? e agora…??

Cozinhar para a Moira é um desafio. Não que ela seja exigente mas para estarmos à altura das delicias que ela nos apresenta no seu blog. Sigo o blog Tertulia dos Sabores há imenso tempo, ainda antes de eu ter um blog. Sempre foi uma inspiração, as belíssimas fotos de comida fora de série mas bem ao gosto tradicional. Quando vi que a Moira estava a promover um desafio no seu blog, para comemorar os 3 anos do mesmo, comecei a pensar o que poderia fazer. Não foi fácil escolher a receita por falta de tempo e/ou de habilidade.

A Moira “influenciou-me” a participar na postagem do Dia Mundial do Pão, por isso um pão vinha a calhar. E que pão fazer??? Um pão que esteja no blog da Moira, claro.  O pão que vi nas primeiras vezes que a visitei, feito num vaso de barro e a parecer um cacto do deserto. Decidida a receita os problemas surgiram, não tenho vasos de barro, nem posso comer pão de farinha branca. Tive de adaptar ,mas cozinhar é isso mesmo, adaptar os ingredientes e as condições. Assim surgiu uma floreira de cactos.
Moira, espero que gostes.
Floreira de Pão cacto

Ingredientes:
900 g de farinha de trigo (fiz metade tipo 65, metade integral)
2,5 dl de leite morno
3,75 dl de água morna
11g de fermento para pão (1 pacote)
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
pevides de abobora q.b.


Colocar as farinhas numa taça, fazer um buraco e deitar o fermento, adicionar os líquidos mornos e amassar  por cerca de 5 a 10  minutos (eu fiz com a batedeira com as varetas de massa) e deixar levedar por cerca de 30 minutos num local aquecido.
Untar a forma com margarina, repartir a massa em quatro porções grandes e quatro mais pequenas. Formar bolas com elas e colocar as quatro bolas maiores no fundo da forma lado a lado. Em cima de cada bola colocar a bola mais pequena. Decorar com as pevides de modo a parecerem cactos. Deixar levedar por mais 30 minutos no forno aquecido a 50 º. Cozer a 220º cerca de 25 minutos.

Nota: Esta é só metade da receita. Fiz a massa toda, mas à restante juntei chouriço picado grosseiramente e fiz pãezinhos. 

7 comentários:

  1. Ana Maria,

    tem graça, essa é a receita do blog da Moira que mais adoro: o pão cacto!

    Adorei o teu toque especial de floreira, embora goste bastante dos cactos da Moira em vasinhos de barro :))

    Só nunca fiz porque não tinha vasos e não ia comprar, mas tu agora deste-nos uma boa ideia: a forma de bolo inglês ser entendida como floreira ;)

    Jokas e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Pois é Rute, lá diz o ditado "quando não há cão caça-se com gato". O da Moira é muito mais bonito, e esta é a minha modesta versão.
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  3. Acho que deste a volta à questão com a sensibilidade de quem está à vontade na cozinha e o resultado ficou perfeito. A tua floreira à janela ficou linda e já temos pão para o jantar.
    Tal como tu não sou grande apreciadora de pão branco por isso acho que fizeste muito bem em adicionar a farinha integral.
    Obrigada por teres participado.
    Um grande beijo
    Moira

    ResponderEliminar
  4. Miga são sejas modesta ficou lindo, e o mais importante é o sabor, as pessoas eram muito ao pensar que se não tem uma boa apresentação en tão não presta, gostei muito dos teus.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Ficou à janela e tudo :) Muito boa opção. Já fiz esse pão e adorei!

    ResponderEliminar
  6. Ana Maria, não conhecia o teu blog, mas já estou a gostar muito,
    Este pão cacto está lindo, fizeste uma adaptação perfeita do original, também prefiro pão integral ao branco
    Um beijinhos

    ResponderEliminar
  7. oh ana mas que bonita floreira de pao
    e eu que amo pao
    e um pecado para mim como imenso
    beijocas e boa semana

    ResponderEliminar

A minha vida ficou mais colorida com a sua visita, espero que a sua também.
Obrigada pelo seu comentário