FAÇO BOLOS E BOLACHAS

FAÇO BOLOS E BOLACHAS
Se mora na área de Leiria, Batalha, Marinha Grande e precisa de bolos, bolachas, salgados ou de organizar uma festa, contacte-me para
ninitasilva@gmail.com.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Doce de figos inteiros - Concurso Doce Sabor do blog Sabor e Saberes

A Teresa do blog Sabor e Saberes, está a promover um concurso para celebrar o 1º aniversário do seu blog.
O desafio é apresentar uma compota, um doce caseiro, coisa que eu adoro. Todos os anos faço este doce, que sirvo como acompanhamento de queijo fresco, requeijão ou simplesmente com bolachas da água e sal. É uma conserva de figos inteiros em calda. Experimentem que é uma delicia.





Ingredientes:
1 kg de figos com a casca intacta que não estejam demasiado maduros
750 grs de açucar branco

Lavar os figos, suavemente, e colocar num tacho largo. Deitar o açucar por cima e esperar cerca de meia hora. Ligar o lume e deixar cozinhar e lume brando. Demora um pouco mas deve ser feito lentamente. Os figos estão prontos quando adquirirem uma cor acastanhada e retirando um com a colher de pau se conseguir espetar um garfo na parte do pé. Conservar em frascos, arrumando-os bem de modo a que não fique com bolhas de ar e encher com a calda.

9 comentários:

  1. Fica para o ano. Já se acabaram os figos:)))
    BJ

    ResponderEliminar
  2. adoro figos, achei este doce interessante por os figos ficarem inteiros, bjs

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito de figos e nunca me lembraria fazer um doce assim. Deve ser uma delicia.

    Muito obrigado pela tua participação no meu concurso. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Muito interessante esta receita de doce. Vou guardá-la para os figos do próximo ano.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficaram lindos e muito brilhantes.

    Bjinho
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  6. Ficaram espectaculares!
    bravo!
    babette

    ResponderEliminar
  7. ola eu adoro figos,fiquei curiosa vim espreitar é pena já não haver figos mas para o ano vou fazer,bjs.

    ResponderEliminar

A minha vida ficou mais colorida com a sua visita, espero que a sua também.
Obrigada pelo seu comentário